Pano de prato: como escolher

 Não só de sacaria é feito o pano de prato. Conheça outros tecidos que também fazem um bonito papel.

Kit dia-a-dia

No Brasil panos de prato eram aqueles branquinhos, feitos de sacaria e barrinhas de crochê, bem 'casa da vovó'. Hoje temos outros tipos além da sacaria e as barrinhas de crochê foram trocadas por barrados trabalhados. Alguns são tão lindos que a gente usa como decoração!

Há quem os conheça como panos de copa mas há uma diferença: o pano de copa é aquele pano 'pau pra toda obra'. É aquele que pega panela, seca mão, apoia travessa, etc. Mas isso também não é uma regra, na sua cozinha quem manda é você.

Mas vamos ao tema deste post: como escolher um pano de prato. A função principal do pano de prato é enxugar as louças, então o pano escolhido precisa ser bastante absorvente, pra que a gente não tenha que ficar trocando pra secar a louça de uma única refeição.

E se você pensou nas sacarias, saiba que não tem só elas! O mercado brasileiro dispõe de algumas variedades com vários preços. Vamos a eles!

Algodão - muitas opções e texturas, com alta capacidade de absorção e diferentes tramas:
- Sacaria de algodão - o mais popular de todos! Chama-se pano de sacaria porque eram feitos mesmo de sacos de algodão para o transporte de farinha, mas isso é história para outro post! São 100% algodão, com fios mais grossos e alta absorção.
- Tecidos de algodão - um dos mais conhecidos são os tecidos mais grossos, com fio mais desgastado para absorver bastante (não confunda com o algodão rústico que vem com carocinhos das sementes). Aqui entram os famosos 'pés-de-galinha', que é uma trama que imita a pegada da ave (ou o pezinho mesmo). Também existem os com trama mais fina, toque macio e fio mediano e com boa absorção.
- Jacquard - é o desenho formado pela trama. Os 100% algodão costumam ser bem absorventes
Linho - macio e com boa absorção, mas o preço talvez não compense o uso
Linho misto - normalmente 55% linho e 45% algodão, tem boa absorção e são mais baratos que o linho
Atoalhados (de algodão) - absorvem bem mas soltam pelinhos, o que pode ser um inconveniente
Microfibra - a novidade do mercado, ainda tentando conquistar corações: tem quem ame e tem quem odeie

E então? Ficou mais fácil escolher? Conta pra gente! Aproveita e dá uma passadinha na loja e escolha seus novos panos de prato!

Que tal aproveitar o momento e fazer uma receita nova? Clique aqui e confira minha sugestão.

Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto ou contrate um serviço através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas